top of page
Buscar

A arte e as mulheres no Japão - Representações do feminino de Edo a Meiji - 2ª edição

  • pkoshimura
  • 30 de jun.
  • 4 min de leitura

O curso foca nas representações de mulheres nas artes japonesas, principalmente no período Edo (1603-1868) e Meiji (1868-1912).



Embora a produção dessas imagens fosse conduzida por um mercado artístico e editorial predominantemente masculino, as próprias pinturas e gravuras podem revelar aspectos importantes sobre o papel das mulheres como produtoras, consumidoras e formadoras da cultura japonesa.



O objetivo do curso, então, é aguçar o olhar para essas informações, nem sempre óbvias à primeira vista.




Aula 1. Literatura prescritiva: os manuais de comportamento para mulheres


Embora não sejam leituras das mais agradáveis para um olhar contemporâneo, os manuais de comportamento são fontes valiosas nos estudos sobre as normas e expectativas que se impunham sobre as mulheres. Nesta aula analisaremos uma das publicações mais populares do gênero no Japão do período Edo, seus antecedentes na tradição e o que ela nos revela, deliberadamente ou não.



Aula 2. Bijinga: a figura feminina como uma estratégia econômica e política


Bijinga ou “pintura de pessoa bela” foi um termo criado no período Meiji, no contexto dos esforços de formação de um quadro teórico em torno do “belo”. Ao mesmo tempo em que se buscava pela “beleza feminina moderna”, o gênero foi associado retrospectivamente à produção artística do período Edo. Nesta aula investigaremos as estratégias por trás das representações de mulheres no ukiyo-e, estilo de gravuras que retratavam cenas do cotidiano.



Aula 3. Iki: o bom gosto na prática social


A escolha do ideograma bi como a tradução para o “belo” na perspectiva ocidental, não necessariamente corresponde às práticas sociais do belo no Japão pré-moderno. Nesta aula vamos analisar as representações do feminino a partir da sensibilidade estética e das práticas de distinção no meio social, contidas na palavra iki.



Aula 4. Yoga, nihonga e a procura pela beleza japonesa moderna


No contexto da modernização do Japão no período Meiji, a pintura a óleo em estilo ocidental (yoga) foi introduzida através da criação de escolas de belas artes. Em contrapartida, também foram empregados esforços para a preservação da pintura em estilo tradicional japonês (nihonga). Nesta aula analisaremos a centralidade da figura feminina na procura pela expressão da beleza japonesa moderna.




Datas e horário

9, 16, 23 e 30 de junho de 2025, segundas-feiras, 20:00 às 22:00 (horário do Brasil)



Duração e formato

4 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom.



Gravação das aulas

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por um mês a todos os participantes.



A quem este curso é voltado?

Embora o nosso objetivo principal seja lançar luz sobre a contribuição feminina para a arte e a cultura japonesa, este curso não é voltado exclusivamente para mulheres artistas e pesquisadoras. O conteúdo foi pensado para todos aqueles que tenham interesse em conhecer melhor a história, as artes e a sociedade do período Edo, a transição para o Japão moderno, as estampas ukiyo-e e a relação com a arte ocidental.



Importante!

- Assim que fizer a sua inscrição, você receberá a confirmação por e-mail. Se não receber, verifique também sua caixa de SPAM.


- Uma hora antes do início do curso, enviaremos por e-mail as informações de acesso ao Zoom. Se não receber, escreva para momonoki@peachnojapao.com até o início da primeira aula. O endereço de e-mail também está no perfil de Instagram @momonoki_jp.




Sobre a professora

Keiko Nishie é historiadora e mestre em Cultura Japonesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Depois da graduação atuou no setor cultural, mas tinha um desejo antigo de pesquisar a arte do Japão. Em sua dissertação de mestrado, De Edo à Belle Époque, ela investigou a inserção da arte kôgei no ocidente na segunda metade do século XIX. Atualmente trabalha como pesquisadora em uma instituição cultural enquanto busca manter a conexão com os temas da arte japonesa.



Comentários sobre a primeira edição do curso "A arte e as mulheres no Japão", com Keiko Nishie

"Foi a primeira vez que tive aula com a Prof.ª Keiko e gostei muito do curso e de suas explicações. A desenvoltura e a voz da professora durante o encaminhamento das ideias são delicadas e gentis, mesmo sendo um assunto complexo. Ótima exposição e análise dos fatos propostos!" Rachel Antonio Soares


"O conteúdo e a forma como foi apresentado foram excelentes. Ficou evidente o cuidado com a preparação de cada aula, tanto com o recorde do tema, como com a parte expositiva de imagens e textos apresentados. Pessoalmente, por ter tido o privilégio de participar de vários cursos na Momonoki, foi ótimo perceber as conexões com os assuntos de outros cursos, o que tem promovido reflexões e muitas inquietações quase que diariamente. Aguardando o próximo curso ;) " Marcio de Morais Jr.



  • Curso: A Arte e as Mulheres no Japão: Representações do feminino de Edo a Meiji - 2ª edição

  • Professora: Keiko Nishie | @nishiekeiko

  • Realização: @momonoki_jp

  • Quando: 9, 16, 23 e 30 de junho de 2025, às segundas-feiras, das 20h às 22h (horário de Brasília)

  • Formato: 4 aulas ao vivo pelo Zoom, que serão gravadas e ficarão disponíveis aos alunos por um mês

  • Valor: R$ 317,00 (em até 12x com juros) ou 7800 ienes

  • Inscrições: momonoki.byinti.com (link na bio)

  • Emitimos certificado

 
 
 

Comentários


© Momonoki 2022 

bottom of page