top of page
  • pkoshimura

Curso: Butô e contracultura no Japão



Neste curso, traçaremos a história da dança butô, um dos movimentos de contracultura que marcaram as animosidades político-artísticas no Japão dos anos 1960 aos anos 1980.


No período pós-guerra e pós-ocupação, o país testemunhou levantes ferventes da classe operária e universitária contra propostas legislativas autoritárias – sintomas das mudanças radicais pelas quais a sociedade japonesa vinha passando desde meados do século 19.


Nesse contexto, surgem as vanguardas e projetos artísticos disruptivos, performáticos e transgressores, como os poetas surrealistas (chôgenjitsushugi), o teatro marginal (angura), e o próprio butô, conhecido também como dança das trevas (ankoku butô).


Nas quatro aulas ministradas pelo pesquisador Daniel Aleixo, serão traçados os gatilhos e desenvolvimento dos movimentos políticos no Japão da contracultura e seus agentes, em especial, Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno, fundadores do butô.



Aula 1 – A militância estudantil como berço da contracultura japonesa

Breve contextualização histórica que remonta à Política de Ocupação estadunidense no Japão do pós-guerra (1945-1952) e o subsequente desenvolvimento dos movimentos estudantis no Japão (Zengakuren) em paralelo à sua frente de guerrilha (Zenkyoto).



Aula 2 – Dança, teatro e o nascimento do butô

Trajetória e influências que desembocam nos pilares do butô: movimentos artísticos dadaísta e surrealista, os teatros marginais (angura) em contraste com o Novo teatro (shingeki), a chegada da dança moderna e expressionista alemã no Japão.


Aula 3 – O butô de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno

Apresentação da pesquisa dos fundadores do butô sobre corpos e dança enquanto dança das trevas (ankoku butô) do fim dos anos 1960 até o fim dos anos 1980 e sua repercussão póstuma. Enfoque na participação política do butô no Japão e sua interação com outras linguagens da contracultura.



Aula 4 – O butô no cenário atual

Discussão sobre as novas formas e atualizações da dança ao redor do mundo, suas semelhanças e diferenças em relação à proposta originária, assim como a indagação sobre acordos e desacordos em relação ao legado de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ôno.


Sobre o professor

Daniel Aleixo é ator, dançarino e mestrando pelo programa de pós-graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (USP). Sua linha de pesquisa é “Culturas em contatos: inserção e decodificação”, sob orientação da Profa. Dra. Michiko Okano. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com intercâmbio realizado pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (TUFS). Também integra o Grupo de Estudos Arte Ásia (GEAA) e o Grupo Kinyōkai, que agregam acadêmicos e artistas voltados aos estudos japoneses. Atua como pesquisador no Núcleo Experimental de Butô e como ator-dançarino de kabuki na Fujima Ryu Brasil. Com diversos artigos publicados, suas investigações prático-teóricas enfocam a contracultura japonesa no que diz ao teatro, dança, literatura e cinema dos anos 1960 aos anos 1980.


Informações

• Curso: Butô e contracultura no Japão

• Professor: Daniel Aleixo @danielrfaleixo

• Quando: 5, 12, 19 e 26 de setembro de 2023, às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (BR)

• Formato: 4 aulas ao vivo pelo Zoom, que serão gravadas e ficarão disponíveis por 1 semana

• Valor: R$297,00 (em até 12x) ou 7800 ienes

• Inscrições: momonoki.byinti.com



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page