Entre 1945 e 1947, durante uma forte crise econômica e letargia social que atingia o Japão, universitários de diversas metrópoles do país passaram a se organizar em federações autônomas.
Um importante movimento da categoria aconteceu em 1948, quando os estudantes se manifestaram contra o plano do governo de submeter as universidades públicas ao controle de bancos e corporações privadas, o que triplicaria o valor das mensalidades.
Esse episódio culminou na fundação do Zengakuren (Federação de Corpos Autônomos Estudantis de todo o Japão), que, entre outras pautas, teve uma forte atuação contra a revisão do Tratado de Cooperação Mútua e Segurança entre os EUA e o Japão, que revogaria a neutralidade e desmilitarização do país.
Diversas passeatas aconteceram nas grandes cidades, com invasões à Dieta, confronto com a polícia, piquetes em universidades e paralisações. Os estudantes também eram contra as armas atômicas, a produção da bomba de hidrogênio, a guerra do Vietnã, as bases militares em Okinawa e a intencional precarização do ensino superior.
A convulsão social promovida pela mobilização estudantil resultou na fragmentação do Zengakuren em outras organizações e facções e deu voz a pessoas criativas que iniciam seus trabalhos dentro das próprias universidades.
São artistas mambembes e militantes de pequenos teatros improvisados, cineastas independentes que abandonam os grandes estúdios para montar seus próprios galpões de exibição, intelectuais e escritores surrealistas dispostos a uma nova literatura, artistas visuais propondo a aproximação entre tela e performance, e dançarinos bastardos dos clássicos em busca de uma nova concepção de corpo.
Surge a contracultura japonesa, promovendo contínuos intercâmbios com a juventude latente do Japão, descontente com os padrões de suas próprias linguagens artísticas e questionando sua natureza.
Quer saber mais sobre o tema? Veja abaixo informações sobre o curso que começa em setembro!
• • •
• Curso: Butô e contracultura no Japão
• Professor: Daniel Aleixo @danielrfaleixo
• Quando: 5, 12, 19 e 26 de setembro de 2023, às terças-feiras, das 20:00 às 22:00 (BR)
• Formato: 4 aulas ao vivo pelo Zoom, que serão gravadas e ficarão disponíveis por 1 semana
• Valor: R$297,00 (em até 12x) ou 7800 ienes
• Inscrições: momonoki.byinti.com (link na bio)
Comments